OS VÁRIOS CORPOS DO NOSSO SER

     Para que entendamos nosso ser e todos os processos que o envolvem, é importante saber que o corpo físico tal como conhecemos é apenas uma parte dele. Alguns autores falam de 12 corpos que nos compõem, outros falam sobre 7 corpos e dentre as várias descrições existentes, ficarei aqui com a descrição de 5 corpos que nos compõem. São eles:

  • Corpo Espiritual:chamado também de supra consciente, supra mental, Eu maior, Deus interior… Enfim, ele é a porção do nosso ser que nos conecta com o todo, que não possui limites, é onde mora toda a sabedoria, é aquele que conhece toda a nossa história, que sabe qual é o nosso papel nessa vida. É aquela parte que sabe quais pensamentos e emoções você terá que curar. É a parte que conhece teus talentos e sabe como você pode ser útil a você mesmo e ao todo. O Corpo Espiritual tem a função de direcionar nosso caminho de forma que possamos evoluir sempre. Sofremos emocionalmente e fisicamente (ver texto: “Dor…Por outro ângulo”) quando nossos objetivos estão desalinhados com os objetivos do nosso ser espiritual, é como se o nosso ser espiritual cantasse uma música e nosso ser físico cantasse outra (imagina o que acontece). Sentimos plenitude quando estamos alinhados ao nosso propósito, cantando afinados a mesma música junto com nosso Corpo Espiritual.

  • Corpo Mental: sede de nossos pensamentos e raciocínio. Cada pensamento que formamos produz no mundo sutil, formas e imagens que orbitam a nossa volta, nos impregnando e impregnando o ambiente que vivemos, possibilitando a posterior realização material de nossas ideias.

  • Corpo Emocional: abriga nossas emoções. Ele é diretamente influenciado pelo corpo mental, pois cada padrão de pensamento produz uma determinada emoção. O pensamento corresponde a parte elétrica do corpo, a emoção corresponde a parte magnética, em tudo que há corrente elétrica há também um campo magnético em volta, e nós fazemos parte desse princípio. Cada emoção e cada sentimento está em uma frequência vibratória.

 Para maior entendimento, recomendo a leitura do texto “PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, COMO INFLUENCIAM NOSSO CORPO?”(http://www.viniciuscillo.com.br/blog-reflexoes).

  • Corpo Vital: mais denso que os anteriores, conhecido também como Duplo Etérico por se tratar de uma cópia exata do nosso corpo físico, porém mais sutil que ele. Este é aquele corpo que muitos enxergam como um halo de luz contornando as pessoas, é ele que pode ser fotografado na “fotografia Kirlian”, é nele que estão localizados os chakras (centros energéticos de força) descrito pelos hindus e os meridianos de acupuntura descritos pelos chineses. O corpo vital é a ponte de ligação dos corpos mais sutis com o Corpo Físico. É através dele que sentimentos e pensamentos interagem com nossa matéria. Toda energia vital, chamada também de Prana, Ki, Chi, Pneuma, Orgone e outros nomes, é absorvida e distribuída ao nosso Corpo Físico através do Corpo Vital. Sem ele é impossível a vida de qualquer matéria.

     No Corpo Vital a frequência de cada chakra dita qual órgão, estrutura e glândula que ele é responsável e até por qual área da vida ele influencia e é influenciado, tudo isso pela similaridade de vibrações, por exemplo: o chakra Básico entra em ressonância com as estruturas mais densas do corpo (como é o caso dos ossos), ele é responsável pelas glândulas supra renais, pelo nosso instinto de sobrevivência e por tudo aquilo que forma a base e estrutura do nosso corpo. Assuntos que dizem respeito a forma como nos relacionamos com nosso sustento, com o mundo material e com o lugar onde vivemos entram em ressonância com este chakra e influenciam positivamente ou negativamente as partes do corpo que ele está relacionado.

     E assim acontece com cada chakra, cada um está em ressonância com uma área da vida e com uma parte do corpo. O Chakra Sexual ligado aos nossos órgãos sexuais, aos nossos relacionamentos com as pessoas mais íntimas e ao nosso poder de criação. O Chakra Gástrico é ligado com o pâncreas, fígado, estômago e todo sistema digestivo, entra em ressonância com nossas emoções mais fortes (emoções viscerais) como raiva, fobia e paixões e é a sede dos nossos personagens. O Chakra Cardíaco ligado ao nosso relacionamento com a humanidade, responsável também pela imunidade do corpo. O Chakra Laríngeo ligado a nossa expressão e poder de realização, entra em ressonância com a nossa garganta, cordas vocais e membros superiores. O Chakra Frontal ligado aos nossos pensamentos e responsável pela modulação da qualidade de toda energia sutil que recebemos. E o Chakra Coronário, vinculado a glândula pineal e responsável pela ligação do nosso corpo com o universo.

  • Corpo Físico: este é aquele que vemos e que palpamos. É aquele que nos possibilita através dos seus sentidos a interpretação do mundo a nossa volta. Permite através de suas estruturas nervosas materializar, armazenar e transmitir nossos pensamentos. E com suas reações químicas podemos materializar nossas emoções. Possui uma mecânica fantástica que nos possibilita o agir no plano material, seja para tomar um copo de água ou para realizar um projeto.

      Essa é apenas uma divisão didática para uma melhor compreensão do ser humano, embora tratamos nosso ser  hora como algo físico, hora como espiritual e hora como um ser emocional ou mental, o ser humano nunca está dividido. Vivemos em um mar de possibilidades, onde a causa de um desequilíbrio físico pode estar em qualquer um de nossos corpos ou até externamente à ele, o que faz de cada caso um caso especial e com uma necessidade específica. Procurar a causa e a cura apenas no físico e na química que o envolve é limitar o ser. Não quero dizer com isso que todos precisam trabalhar de forma holística. Isso seria o equivalente a dizer que todos os músicos precisam estar na função de maestro. E não é o caso. Toda função é importante e tem seu espaço. O que precisamos hoje é da consciência do todo. É o flautista saber que o mundo não é só flauta. É o violinista saber entrar na hora certa da música. Enfim, é encontrarmos harmonia e ritmo entre as diferentes áreas e abordagens, com o objetivo comum  de ajudar cada ser a reencontrar sua Saúde e fazer brilhar sua Luz.

Gratidão.

     Consciência e Saúde para todos nós!

     Vinicius Cillo

%d blogueiros gostam disto: